Uma exposição retrospetiva dedicada à fotógrafa italiana Tina Modotti (1896-1942), que se tornou conhecida pelo trabalho desenvolvido no México, é hoje inaugurada na Kunst Haus de Viena, na Áustria.

"Tina Modotti - Fotógrafa e Revolucionária" é o título desta exposição que ficará patente no museu da capital austríaca até 07 de novembro de 2010.

A retrospetiva vai exibir fotografias menos conhecidas da artista, nascida em 1896 em Udine, na Itália, e falecida em 1942, no México, tendo-se destacado pelas fotografias captadas naquele país latino-americano nos anos 1920, e pelo seu envolvimento nos movimentos revolucionários que corriam nessa década.

Fotografias captadas na Itália, onde nasceu, e depois na Califórnia, México, Berlim, Moscovo, Paris e Espanha vão ser apresentadas nesta exposição, que também mostra pessoas importantes com quem conviveu, como os fotógrafos Edward Weston e Johan Hagemeyer, e os artistas mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo.

As temáticas preferidas de Modotti eram retratos de pessoas, estudos sobre plantas, e situações que revelam os movimentos revolucionários dos anos 1920.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico