Depois do «crowd fundig», eis o «fun funding». É esse o termo utilizado pelo Ajaccio, clube francês que está a pedir donativos para reforçar a equipa.

A campanha está associada a uma plataforma de financiamento, e tem por objetivo reunir uma verba de 1,4 milhões de euros no prazo de pouco mais de dois meses. A iniciativa foi lançada apenas nesta segunda-feira, e para já a soma reunida é de 0,05% do objetivo pretendido, ou seja...705 euros.

No site oficial do Ajaccio foi criada uma secção para explicar bem a campanha. O emblema orgulha-se de ser o «primeiro clube profissional francês a utilizar o serviço», e esclarece que os fundos só podem ser utilizados para «contratar um ou mais jogadores (comprados ou cedidos), e/ou conservar um ou vários dos melhores jogadores, e/ou recrutar um novo treinador». 

As verbas recolhidas destinam-se a pagar a totalidade das transferências ou uma parte das mesmas, e o clube deve explicar qual a finalidade antes mesmo de receber o montante. Caso os planos não sejam condizentes com aquilo que está definido na plataforma de financiamento, então o clube não recebe o dinheiro e este será devolvido a quem contribuiu.

Embora o Ajaccio seja o primeiro clube profissional francês a associar-se à plataforma de «fun funding», a «Give In Sport» apresenta recolha de fundos para outros clubes gauleses...e não só. Na página de internet é possível fazer também doações para os clubes da Liga portuguesa, embora depois fosse necessário que esses emblemas estivessem interessados neste financiamento e aceitassem as condições do mesmo.