A África do Sul venceu Moçambique, em Maputo, por 3-0 e qualificou-se para os quartos-de-final da Taça Cosafa, torneio que envolve as selecções do sudeste de África, num jogo em que Augusto Matine, até há pouco adjunto de Carlos Brito no Estrela da Amadora, estreou-se oficialmente como seleccionador dos Mambas. Carlos Queirós, por seu lado, cedeu o controlo da equipa sul-africana a Ephraim Mashaba, treinador dos sub-23. Antes do início da partida, Eusébio foi distinguido como melhor jogador moçambicano do século. 

A vitória da África do Sul surpreendeu pela facilidade com que foi construída. Pollen Ndlanya abriu o marcador, aos 25 minutos, ao cabecear no centro da área na sequência de cruzamento de Tebeho Mokoena. Nkosinathi Nhleko aumentou a vantagem, aos 68 minutos, numa jogada em tudo idêntica à do primeiro golo, quando os sul-africanos já se encontravam em desvantagem numérica por expulsão de Rabutla. Pouco depois, Gonçalves Fumo, jogador do Sporting que tinha entrado para o lugar de Chiquinho Conde, também foi expulso por acumulação de amarelos. 

A África do Sul conseguiu o terceiro golo, já no último minuto, na sequência de uma desatenção do guarda-redes Antoninho que ofereceu a bola a Mazibuko que não desperdiçou a oportunidade para marcar na sua estreia na selecção. 

Antes do início da partida, os mais de quinze milm adeptos que preencheram o pequeno estádio de Maputo saudaram Eusébio, distinguido pela Federação de Moçambique como o melhor jogador do século. 

Sorteio dos quartos-de-final

Malawi-África do Sul, 19 de Maio, em Blantyre

Angola-Maurícia, 10 de Junho, Luanda

Lesotho-Zâmbia, 24 de Junho, Maseru

Zimbabwe-Suazilândia, 8 de Julho, Harare