Figo vai ser o principal ausente da 11ª jornada da Liga Espanhola, na qual cinco equipas podem lutar pela liderança e onde o treinador de Barcelona vai ter uma última oportunidade de recuperar a confiança dos adeptos e dos dirigentes, com um difícil jogo em Saragoça.  

O Real Madrid não vai poder contar com Figo para o seu jogo em Villarreal. A equipa que tem recebido menos cartões amarelos na Liga perde assim o jogador que mais os tem recebido, a maioria deles pelos seus protestos. «Teria de ver os motivos por que lhos mostraram, mas é um jogador ganhador e isso leva-o algumas vezes a perder um pouco o controlo, pelas suas ânsias de ganhar», comentou o treinador de Figo, Vicente del Bosque. 

Para os campeões de Europa, a ausência de Figo pode ser um problema no ataque, pois embora o internacional português não tenha marcado muitos golos nesta época, participa na maioria das jogadas ofensivas da equipa. Guti, Raúl, Sávio e Morientes vão ter saudades dele, com certeza. 

Não vai ser um jogo fácil para o Real. O Villarreal, uma equipa modesta promovida na pasada época à primeira divisão, venceu nos últimos dois jogos dois dos favoritos ao título, Corunha e Barcelona. A vitória sobre a equipa catalã foi no Camp Nou, com uma grande exibição do avançado Víctor, que se formou nas equipas base do Real Madrid. 

Outro ponto de interesse para os adeptos portugueses vai estar em Saragoça, onde a equipa local defronta um Barcelona que tem o treinador à beira da destituição. Serra Ferrer pode ter problemas para continuar no banco catalão, se perder na sua próxima visita. Aliás, durante toda esta semana, já soaram na cidade muitos nomes que podiam substituir o técnico. 

Simão voltará a ser titular numa equipa que depende muito dele, pois é o único jogador que foi titular em todos os dez jogos da época, num clube que só tem repetido uma equipa titular nesta época. 

Espanhol recebe Atlético Bilbau 

O outro clube da capital catalã, o Espanhol, adversário do F.C. Porto na Taça UEFA, defronta no seu estádio o Atlético de Bilbau, com uma maior tranquilidade económica depois de receber o empréstimo de «La Caixa» para pagar os seus ordenados. A equipa de Barcelona não tem perdido nenhum dos quatro últimos jogos da Liga espanhola e este pode ser um bom teste antes do jogo com o Porto. 

Outro português que não vai poder jogar é Nuno. O clube que o guarda-redes representa por empréstimo, o Osasuna, Osasuna, joga contra o proprietário do passe do jogador e segundo classificado da Liga, Corunha. Uma claúsula do contrato de Nuno impede-o de jogar contra os galegos.  

Hélder podia voltar a ser titular numa defesa com problemas disciplinares, depois de o marroquino Naybet ter trocado insultos com o técnico Irureta. Também Agostinho e Edgar podem voltar a ter minutos no Málaga contra o Rayo Vallecano de Hélder, mas a sua presença na equipa titular é muito duvidosa. 

O Valência, actual líder com os mesmos pontos do que os galegos, defronta um Alavés com esperanças também de ocupar a liderança no fim da jornada, dependendo dos outros resultados. No mesmo caso está a equipa revelação das últimas jornadas, o Maiorca, que depois de quatro vitórias consecutivas, pode continuar a subida, se ganhar ao Las Palmas. 

Na segunda liga, o Atlético recebe o Éibar com muita moral depois da última vitória contra o Extremadura. Hugo Leal, que Futre afirmou ser intransferível, deve ser titular, enquanto Kiko volta à convocatória. Mas a atenção vai estar centrada no «derby» de Sevilha, onde Taira será titular no estádio do rival.  

Jogos da 11ª jornada 

Sábado: 
Osasuna-Corunha

Villarreal-Real Madrid

Alavés-Valência  
Las Palmas-Maiorca

 
Domingo:  
Rayo Vallecano-Málaga  
Real Sociedad-Numância

Espanhol-Athletic de Bilbau

Oviedo-Valladolid  
Celta-Racing Santander

Saragoça-Barcelona