Richard Gough, defesa do Everton, anunciou esta terça-feira que pretende abandonar o futebol profissional no final da época. 

«Depois de o clube ter ficado livre da descida de divisão, considero que este é o momento para tomar esta decisão», afirmou o antigo internacional escocês, após o Everton ter assegurado a permanência no passado fim-de-semana, com a vitória frente ao Bradford. 

Gough, 39 anos, disse ainda que pretende regressar aos Estados Unidos da América, ressalvando no entanto que caso «apareça alguma proposta para um cargo de treinador teria que pensar nisso». 

O actual companheiro do português Abel Xavier, no Everton, conseguiu 61 internacionalizações pela Escócia, a última das quais, como capitão, frente a Portugal, em 1993, na histórica derrota dos escoceses em pleno estádio da Luz (0-5) que marcou o fim internacional de uma geração que contava também, entre outros, com o avançado Ally McCoist.

O defesa-central escocês começou a sua carreira no Dundee United e passou pelo Glasgow Rangers, no seu país. Para além do Everton, Gough jogou no Tottenham e no Nottingham Forest, em Inglaterra, tendo também uma passagem pelo futebol norte-americano.