Roy Keane, antigo capitão do Manchester United, considera que será um «desastre» se a equipa de Old Trafford não ficar entre os quatro primeiros classificados da Premier League e voltar a ficar fora da Liga dos Campeões mas, por outro lado, o antigo internacional irlandês também diz que o treinador holandês, em condições ideais, precisaria de três anos para reconstruir a equipa.

Uma análise de uma figura com influência em Old Trafford, um dia depois da eliminação do United da Taça de Inglaterra pelo Arsenal (1-2). Van Gaal vai ser criticado, podem contar com isso. Deem-lhe uma oportunidade, dois ou três anos», referiu o antigo jogador no seu habitual programa na BBC.

O United está nesta altura no quarto lugar da Premier League, mas nas últimas dez jornadas ainda vai defrontar o Liverpool (fora), o vizinho City (em casa), o Chelsea de Mourinho (fora) e volta a encontrar o Arsenal (casa).

A atualidade está marcada pelo afastamento da Taça de Inglaterra, com uma derrota em casa, diante do Arsenal. Roy Keane, que ganhou sete campeonatos, quatro Taças de Inglaterra e a Liga dos Campeões, nos seus doze anos de United, compreende a insatisfação dos adeptos, mas considera que o clube precisa de estabilidade para crescer.

«A maioria dos adeptos não tem noção do que é gerir um clube tão grande como o Manchester United. Deviam ter dado mais tempo a David Moyes, mas não deram. O que vão fazer agora? Mudar outra vez? Van Gaal acabou de chegar, precisa de tempo. É literalmente um trabalho de reconstrução», prosseguiu Keane.

Para a presente temporada, Keane traça apenas um objetivo: voltar à Liga dos Campeões na próxima época. Para isso, o United não pode cair abaixo do quarto lugar. «Seria um desastre [ficar abaixo dos quatro primeiros]. O grande problema no clube e dos antigos jogadores é que continuam a olhar para trás e a fazer comparações com equipas de há dez anos. Têm de olhar para a frente. Têm de focar-se nos jogadores, no treinador, têm de o apoiar. Eu acredito que têm tudo para acabar entre os quatro primeiros», referiu ainda o antigo capitão.