Andrea Pirlo anunciou o fim da sua carreira enquanto futebolista e disputou, este domingo, o seu último jogo no New York City diante do Columbus Crew, referente às meias-finais do play-off da MLS (vitória por 2-0).

Numa mensagem de despedida publicada na conta oficial do Twitter, o atleta de 38 anos escreveu: «não só a minha aventura em Nova Iorque chega ao fim como a minha carreira enquanto jogador de futebol também. É por isso que gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer à minha família e aos meus filhos pelo apoio e amor que sempre me deram, todas as equipas por quem tive a honra de jogar, todos os colegas de equipa com quem tive o prazer de jogar, todas as pessoas que fizeram a minha carreira tão incrível e, por último, a todos os fãs por todo o mundo que sempre me mostraram apoio. Vocês estarão sempre do meu lado e no meu coração».

Recorde-se que o médio anunciara, previamente, a sua intenção de abandonar os relvados no próximo mês de dezembro. Assim, o adeus antecipado coincidiu com a eliminação dos nova-iorquinos, que perderam por 4-1 no encontro da primeira mão.

Durante a carreira, Pirlo representou clubes como o Brescia, Inter, Reggina, Milan, Juventus e New York City FC.

Nos 22 anos em que esteve no ativo, o jogador conquistou um Campeonato do Mundo, duas Ligas dos Campeões, um Campeonato do Mundo de Clubes, duas Supertaças Europeias, um Campeonato da Europa sub-21, duas Ligas Italianas, três Supertaças de Itália, duas Taças de Itália e uma Serie B italiana.