Com a goleada desta quarta-feira ante o Newcastle, por 4-0, o Liverpool aumentou para seis os pontos de vantagem sobre o segundo classificado na Premier League, que agora é o Tottenham, por troca com o Manchester City. Uma diferença histórica para a equipa de Anfield, que já não existia para aqueles lados ao fim de um dia há mais de 16 anos.

Independentemente do que aconteça no resto do dia e da jornada, o Liverpool vai acabar a ronda 19 com os seis pontos à maior no topo da classificação. Uma marca semelhante – de seis ou mais pontos de vantagem – que tinha sido atingida, pela última vez, a 2 de novembro de 2002.

Nesse dia, após realizar o jogo da 12.ª jornada, com vitória caseira ante o West Ham, por 2-0, o Liverpool ficou, à condição, com sete pontos de vantagem para o Arsenal, que iria reduzir a diferença para quatro pontos no dia seguinte.

INGLATERRA: resultados e classificação

A formação então treinada por Gérard Houllier entrou muito bem no campeonato, com 30 pontos nas primeiras 12 jornadas e sem qualquer derrota. Curiosamente, foi após essa vitória, ante o West Ham, que o Liverpool entrou numa espiral negativa, de onze jornadas sem vencer.

Depois de ter tido tamanha diferença na liderança, os vermelhos de Liverpool acabaram no quinto lugar, com 64 pontos, a… 19 do campeão Manchester United.