A princesa Maxima da Holanda iniciou 2010 com um dos objectivos de 2009: promover os micro créditos para os países em vias de desenvolvimento.

Investigar e fomentar as possibilidades para que estes instrumentos financeiros figurem entre as prioridades de 2010 da princesa de Holanda, esta colocou mãos à obra e participou numa conferência, em La Haya, sobre o micro financiamento.

No entanto, o objectivo mantém-se há alguns anos na agenda da Princesa, que dedica grande parte a sua agenda oficial a consciencializar as empresas que detêm os micro créditos porque acredita na causa.

No seu discurso, a princesa da Holanda, que esteve acompanhada pelo Ministro da Cooperação, Bert Koendres, defendeu a necessidade de incorporar o micro financiamento como ferramenta essencial para combater a pobreza.

A herdeira holandesa quis ilustrar os benefícios dos micro créditos com o caso de Linda Flores, uma nicaraguense que graças a eles conseguiu desenvolver com sucesso um negócio de tortilhas e melhorar o seu nível de vida de forma considerável.