Cabo Verde, comandado por Rui Águas, garantiu esta quarta-feira qualificação para a fase final da Taça das Nações Africana (CAN-2015), cuja fase final vai decorrer em janeiro do próximo ano, em Marrocos, ao bater Moçambique, na Cidade da Praia, com um golo solitário do sportinguista Heldon.

Os Tubarões Azuis reforçaram o primeiro lugar do Grupo F, com nove pontos, e, mais importante, aconteça o que acontecer nos últimos dois jogos, já garantiu que ficará entre os dois primeiros lugares. Moçambique e Zâmbia, com cinco pontos, ainda se vão defrontar e, mesmo que as três seleções terminem esta fase com nove pontos, Cabo Verde tem vantagem. O primeiro critério de desempate são os pontos obtidos entre as três formações e, nessas contas,  Cabo Verde já soma seis. Zâmbia e Moçambique podem fazer cinco cada ou um deles fazer sete e o outro quatro.

Voltando à Cidade da Praia, jogo de emoções fortes no Estádio Nacional, no Monte da Vaca, com quase quinze mil adeptos nas bancadas, uma semana depois dos Tubarões Azuis terem perdido em Maputo por 0-2. A equipa de Rui Águas estava obrigada a vencer para manter o primeiro lugar do grupo, mas a verdade é que teve de esperar até quinze minutos do final para fazer a festa.

A primeira parte foi disputada com muitas cautelas, com destaque apenas para uma oportunidade evidente, numa cabeçada do estorilista Babanco, já perto do intervalo. Embalados pelo apoio do público, Cabo Verde aumentou a pressão na segunda parte, com Djaniny e Kuca em plano de destaque no ataque. Sucederam-se as oportunidades até que, ao minutos 75, já com Zé Luís e Heldon em campo, o avançado do Sporting desbloqueou finalmente o marcador a passe de Kuca, um dos melhores em campo.

Heldon já tinha marcado o golo decisivo na qualificação para a CAN-2013, na vitória decisiva sobre o Camarões, naquela que foi a primeira participação dos Tubarões Azuis numa fase final do maior torneio africano.

Com as bancadas em festa, Cabo Verde garantiu mesmo a vitória que lhe permite marcar lugar em Marrocos para a fase final que está marcado para janeiro de 2015.

Grupo A
Nigéria-Sudão, 3-1
África do Sul-Congo, 0-0
Classificação: África do Sul, 8 pontos; Congo, 7; Nigéria, 4; Sudão, 3.

Grupo B
Mali-Etiópia, 2-3
Argélia-Malawi, mais tarde
Classificação: Argélia, 9 pontos; Mali, 6; Etiópia e Malawi, 3.

Grupo C
Angola-Lesotho, 4-0
Burkina Faso-Gabão, 1-1
Classificação: Gabão, 8; Burkina, 7; Angola, 4; Lesotho, 2.

Grupo D
Camarões-Serra Leoa, 2-0
Costa do Marfim-RD Congo, 3-4
Classificação: Camarões, 10 pontos; DR Congo e Costa do Marfim, 6; Serra Leoa, 1.

Grupo E
Togo-Uganda, 1-0
Gana-Guiné, 3-1
Classificação: Gana, 8 pontos; Togo, 6; Uganda e Guiné, 4.

Grupo F
Zâmbia-Niger, 3-0
Cabo Verde-Moçambique, 1-0
Classificação: Cabo Verde, 9 pontos; Zâmbia e Moçambique, 5; Níger, 2.

Grupo G
Egito-Botswana, 2-0
Tunísia-Senegal, mais tarde
Classificação: Senegal e Tunísia, 8 pontos; Egito, 6; Botswana, 0.