Em abril do ano passado, Patrícia Alturas via a sua arte ser conhecida com a publicação do seu primeiro livro «Retratos de uma vida lírica», onde reunia 30 poemas da sua autoria.

Este sábado (2), a jovem de 17 anos prepara-se para apresentar «Um dia de Cada Vez», um romance que promete apaixonar, na Galeria-Livraria Municipal Verney.

Em conversa com a Lux, Patrícia Alturas revelou que a ideia de escrever surgiu «na praia, durante as férias» e que não pretende ficar por aqui.

«Um dia nas férias, na praia, tive uma ideia e achei que tinha de a escrever logo. Por isso, peguei no telemóvel e comecei a escrever o que me vinha à cabeça», afirmou a jovem estudante de Artes Visuais, acrescentando que quer «continuar a escrever» e de preferência um drama: «gosto sempre de um bom drama».

As ideias encontra-as «nos filmes, na experiência de vida dos meus pais, na vida das outras pessoas, nos meus amigos, ao meu redor, nos jornais» e tem de as escrever de imediato «para não as esquecer, mesmo que ainda não estejam totalmente formadas».

Orgulhosa pela publicação de dois livros, Patrícia Alturas pode contar com o apoio da família e dos colegas, que partilham do mesmo orgulho pela veia artística da jovem. E tudo graças à insistência da mãe, Alexandra Novo, que enviou o primeiro livro da filha para a editora.

«Foi a minha mãe que enviou o livro para a editora e eu só recebi um email deles a dizer que queriam publicar», revelou Patrícia, acrescentando que todos «ficaram extasiados, entusiasmadíssimos, uns mais que outros, e foram eles que me incentivaram a publicar».

Sinopse do livro:

«Sarah começa uma nova vida, em Nova Iorque, depois da morte da sua mãe. Enquanto passa os dias a preparar o funeral, alguém inesperado, que a fez sofrer no passado, reaparece voltando a lembrá-la dos fantasmas tenebrosos com os quais viveu durante mais de dez anos. Depois de passar dias numa grande melancolia e tristeza, um novo motivo de felicidade vai fazer parte da sua vida, lembrando-a do significado da vida. Mas será que este novo amor de Sarah vai durar?»