O surfista Ricardo dos Santos sucumbiu aos ferimentos e morreu esta terça-feira, um dia depois de levar três tiros à porta de casa, em Santa Catarina.

O jovem brasileiro passou por quatro cirurgias, mas não resistiu aos múltiplos ferimentos que atingiram abdómen e tórax, com lesões hepáticas e vasculares gravíssimas e sucessivas hemorragias.

Ricardo fora apurado pelo público para participar na edição deste ano do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong na categoria de Surfistas Estrangeiros. Em comunicado enviado à redação da Lux, Rui Costa, responsável pela organização, fez questão de deixar algumas palavras.

«Neste momento, não falo apenas como organizador do Capítulo Perfeito. Este triste acontecimento pede muito mais do que isso. Tive o privilégio de poder testemunhar toda a energia e bom espírito do Ricardinho. Do primeiro ao último momento, ele teve uma postura que fez com que parecêssemos amigos de longa data, e isso vai ficar para sempre. Como organizador e sabendo que ele é um dos maiores expoentes nas condições que procuramos para o evento, e embora o surf neste momento seja secundário, faremos a homenagem que ele merece juntamente com os seus amigos e familiares. Que a sua alma descanse em paz», pode ler-se.

Em substituição de Ricardo dos Santos, o surfista apurado para participar no Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2015 será o brasileiro Bruno Santos, o primeiro atleta da lista de substitutos na categoria de Surfistas Estrangeiros.