A Islândia venceu esta segunda-feira, Reiquiavique, a Holanda, por 2-0, em jogo da terceira jornada do Grupo A de qualificação para o Campeonato da Europa.

Os nórdicos mantém o pleno de vitórias - três em três jogos, tal como a República Checa -, enquanto a equipa de Guus Hiddink vai na segunda derrota, depois de ter sido derrotada na estreia frente aos checos e vencido em casa o Cazaquistão, num jogo em que também esteve a perder.

Os islandeses, que falharam o último Campeonato do Mundo ao caírem no play-off com a Croácia, estão dispostos a chegar à primeira fase final da sua história. Gylfi Sigurdsson, que joga em Inglaterra, agora no Swansea, foi a óbvia figura do encontro ao assinar os dois golos.

De Vrij, aos nove minutos, derrubou Bjarnason na área, e o árbitro não perdoou. Sigurdsson fez o primeiro. Aos 42, a defesa holandesa não conseguiu aliviar um remate perigoso de Sigthórsson, e a bola sobrou para trás, para o vólei de Sigurdsson, que lhe valeu o bis.

Bruno Martins Indi, central do FC Porto, jogou os 90 minutos.

A República Checa tinha vencido mais cedo no Cazaquistão por 4-2 e, no outro jogo do grupo, Letónia e Turquia empataram a uma bola

Bilal Kisa, aos 47 minutos, inaugurou o marcador para os visitantes, mas sete minutos depois, de penálti, Sabala empatou.

Islândia e República Checa lideram com nove pontos, mais seis que a Holanda. A Letónia tem agora dois, Cazaquistão e Turquia apenas um.