A Polícia Nacional espanhola, em colaboração com o FBI, abortou a tentativa do líder do cartel mexicano de Sinaloa, Joaquín «El Chapo» Guzmán, de estabelecer-se na Europa usando Espanha como base. A operação policial permitiu deter em Madrid quatro presumíveis traficantes de droga que pertenciam a este grupo.

Os detidos, todos de nacionalidade mexicana, são Jesús Gutiérrez Guzmán (irmão de «El Chapo), Rafael Humberto Celaya Valenzuela, Samuel Zazueta Valenzuela e Jesús Gonzalo Palazuelos Soto. Foram presos nas imediações de hotéis de Madrid, onde estavam hospedados. Agora deverão ser extraditados para os Estados Unidos, onde serão julgados.

O cartel de Sinaloa é considerado como a maior organização criminal a nível mundial. A intenção era começar a enviar cocaína para a Europa por via marítima, dissimulando-a entre carga legal declarada. Como precaução enviaram previamente vários contentores sem nenhum tipo de estupefaciente, mas na primeira vez que decidiram enviar droga a partir do Brasil foram intercetados em Algeciras.