A Inglaterra venceu esta segunda-feira em Basileia a Suíça por 2-0, em jogo da primeira jornada do Grupo E da fase de qualificação para o Campeonato da Europa.

O selecionador inglês Roy Hodgson estreou Fabian Delph, que tinha impressionado há alguns dias no particular com a Noruega. O  médio do Aston Villa  foi titular, tal como Welbeck, que substituiu o lesionado Sturridge. Henderson, em dúvida, recuperou a tempo de entrar no onze.

A jogar perante o seu público, a Suíça foi muito perigosa, com Seferovic, no primeiro tempo, a dar muito trabalho à defesa britânica e ao guarda-redes Joe Hart. Do outro lado, a velocidade de Sterling era um quebra-cabeças para o meio-campo helvético, onde Behrami e Inler sentiam dificuldades evidentes. 

O primeiro golo surgiu no segundo tempo, contra a corrente, logo depois de uma grande defesa de Hart. Aos 59 minutos, Inler perdeu a bola a meio-campo e Rooney conduziu o contra-ataque. Sterling, sobre a esquerda, fez depois o cruzamento rasteiro para o segundo poste, onde Welbeck surgiu a finalizar.

O agora avançado do Arsenal aproveitou novo contra-ataque já nos descontos. Sterling viu bem Lambert sozinho e o ponta de lança do Liverpool colocou no companheiro de seleção, que ultrapassou Sommer pela segunda vez.

Delph, apesar de ter visto um amarelo muito cedo, cumpriu o seu papel.

Nos outros jogos do dia, também do Grupo E, a Lituânia foi vencer a San Marino por 2-0, com golos de Matulevicius (5 minutos) e Novikovas (36); a Estónia bateu a Eslovénia por 1-0, com remate certeiro assinado por Purje, aos 86 minutos, um minuto depois de ter entrado campo. Os visitantes estavam com menos um, depois da expulsão de Stevanovic, aos 79.