O Google respondeu este domingo à oferta pública de aquisição (OPA) da Microsoft sobre o Yahoo!, assumindo que o objectivo de Bill Gates é expandir o monopólio de «softwares».

No blogue oficial da companhia, o vice-presidente do Google e chefe para assuntos legais, David Drummond, avança que a combinação das duas empresas rivais pode comprometer a competição e a «inovação» que têm caracterizado a Internet.

«Poderia uma combinação entre os dois (Microsoft e Yahoo!) gerar um monopólio de software para PC para limitar a capacidade de os consumidores terem acesso a e-mail?», questiona-se o mesmo responsável.

O porta-voz do Google deixa ainda o apelo para que a OPA seja desafiada.

A Microsoft considera que o valor da Oferta Pública de Aquisição (OPA) anunciado esta sexta-feira sobre o grupo Yahoo!, estimado em cerca de 30 mil milhões de euros (44,6 mil milhões de dólares), «é muito atraente» para o grupo a adquirir. Em conferência de imprensa, os dirigentes da multinacional sublinharam que as primeiras reacções do mercado à OPA «têm sido muito positivas a uma potencial aquisição».