A Juventus volta ao trono do futebol em Itália. A equipa de Turim não vencia o título da Serie A desde 2002/03, uma vez que as conquistas seguintes foram ensombradas pelo Calciopoli, levando a que os troféus garantidos em 2005 e 2006 fossem retirados ao clube.

Após a despromoção por via administrativa, La Vecchia Signora regressou ao escalão principal e, neste domingo, recuperou o estatuto de campeã transalpina. Bastou uma vitória no reduto do Cagliari e uma ajuda do Inter de Milão. O AC Milan caiu no derby.

A Juventus consentira a aproximação do perseguidor mas, no momento decisivo, resolveu a questão. Vucinic inaugurou a contagem ao sexto minuto de jogo, num lance em que os locais reclamaram posição irregular do avançado.

Antonio Conte sabia que o mais difíci estava feito. Enquanto o seu jogo decorria, procurava saber as incidências do duelo de Milão. E que incidências!

Perante o resultado negativo do AC Milan, que precisava de vencer, a Juventus foi gerindo o resultado e viria mesmo a marcar o segundo, na sequência de um desvio infeliz de Canini. O título estava bem perto.

Diego Milito deu uma grande ajuda à Juve. O avançado argentino foi decisivo no escaldante derby de Milão. Três golos, dois através da marca de grande penalidade.

Jogo de parada e resposta. Com Guarín (médio dos quadros do F.C. Porto) no onze do Inter, o primeiro golo surgiu à passagem do primeiro quarto-de-hora. Já perto do intervalo, num dos erros da equipa de arbitragem, Ibrahimovic empatou.

O mesmo Ibrahimovic viria a operar a reviravolta, na conclusão de um belo trabalho individual, fugindo a dois adversários com um simples toque. Sol de pouca dura.

O AC Milan marcou no reatamento mas o rival Inter respondeu de pronto. Mais dois castigos máximos, desta vez para Milito converter. Para final de festa, nada melhor que uma bomba indefensável de Maicon, fixando o resultado (4-2).

CLASSIFICAÇÃO DA SERIE A

Resultados e marcadores da jornada 37

sábado

Lecce-Fiorentina, 0-1

(Cerci, 35)

Roma-Catania, 0-0

domingo

Siena-Parma, 02

(Giovinco, 67; Floccari, 90)

Atalanta-Lazio, 0-2

(Kozak, 35m; Cana, 90m)

Bolonha-Nápoles, 2-0

(Diamanti, 17m; Rubin, 64m)

Novara-Cesena, 3-0

(Rigoni, 29m, g.p., 68m, g.p, e 85m)

Palermo-Chievo, 4-4

(Miccoli, 10m, g.p.; 19m e 74m; Silvestre, 89m) (Pellisier, 27m, g.p. e 72; Uribe, 30m; Luciano, 46m)

Udinese-Génova, 2-0

(Di Natale, 30m; Flores, 66m)

Cagliari-Juventus, 0-2

(Vucinic, 6m; Canini, 74m pb)

Inter-Milan, 4-2

(Milito, 14m, 52m gp, 80m gp; Maicon, 89m)(Ibrahimovic, 40m gp., 46m)