O primeiro jogo de Luís Maximiano foi a camisola da Lazio durou pouco tempo. Na receção ao Bolonha, na 1.ª jornada da Liga italiana, o guarda-redes ex-Sporting foi expulso logo aos 6 minutos por ter agarrado uma bola fora da área, mas isso não impediu que a equipa de Roma entrasse com o pé direito em 2022/23.

Reduzida a dez, a formação da capital ficou em desvantagem no marcador aos 38 minutos, quando Arnautovic inaugurou o marcador para os visitantes na conversão de um penálti.

Em superioridade numérica e em vantagem no marcador, o conjunto orientado por Sinisa Mihajlovic estava em posição privilegiada para segurar uma vitória num terreno tradicionalmente difícil, mas a situação complicou-se quando Adama Soumaro foi expulso nos descontos da primeira parte por acumulação de amarelos.

Aos 68 minutos, a Lazio empatou com um golo veterano Lorenzo De Silvestri na própria baliza e aos 79m o inevitável Ciro Immobile assinou a reviravolta.

À mesma hora, a Fiorentina arrancou uma vitória caseira in-extremis (3-2) diante do recém-promovido Cremonese. O ex-Benfica Luka Jovic fez o segundo golo da equipa viola, que jogou os minutos finais da primeira parte e toda a etapa complementar em superioridade numérica devido à expulsão de Gonzalo Escalante. Apesar disso, os visitantes ainda chegaram ao empate: Cristian Buonaiuto foi a jogo aos 65 minutos e fez o 2-2 logo a seguir.

Presssionante e em superioridade numérica, a Fiorentina chegou à vitória no quinto minuto do tempo de compensação por Rolando Mandragora.