Giampiero Ventura foi, esta terça-feira, apresentado como novo selecionador de Itália, substituindo no cargo António Conte, que já estava comprometido com o Chelsea.

«Estou feliz, mas sobretudo orgulhoso por ter sido escolhido para uma das seleções mais importantes do mundo», afirmou o ex-técnico do Torino, em conferência de imprensa.

Na apresentação, Ventura não se esqueceu do seu antecessor, Conte, deixando palavras de agradecimento. «Queria agradecer a Conte ter deixado uma equipa bem orientada e com uma boa ética de trabalho», mostrando-se fã do seu tipo de jogo «Gostava muito da forma determinada como a Itália de Conte jogava. Vou tentar jogar um futebol divertido também».

Ventura não escondeu o entusiasmo pelo novo desafio. «Mal posso esperar para começar. Estamos a montar um vídeo com os pontos fortes e fracos do Euro 2016. Queremos impressionar», referiu.

Confrontado com a situação de Balotelli, o selecionador não se alongou muito nos comentários. «Balotelli é um jogador como os outros, quando se comporta profissionalmente. Ninguém pode duvidar do seu talento», disse.

Em relação ao futuro, o principal objetivo é garantir presença no Mundial 2018, que se vai realizar na Rússia.

«O nosso principal objetivo é a qualificação para o Mundial. Vamos começar, com calma, a chamar jogadores jovens para ajudá-los a integrar na equipa», explicou.

A estreia de Giampero Ventura está marcada para 1 de setembro, num amigável frente a França.