O Nacional está atravessar o momento mais positivo na actual temporada, pois venceu nas últimas partidas, quer na Liga, quer na Taça de Portugal. Agora, os madeirenses deslocam-se ao Dragão para defrontar um F.C. Porto ferido pelo empate na Liga dos Campeões, com o APOEL. Os «alvinegros» ainda não marcaram golos fora, no campeonato, mas mesmo assim o técnico Ivo Vieira acredita no reeditar do passado, no palco onde os seus pupilos têm sido «carrascos».

Tudo sobre o Nacional

«Todos sabemos que jogar no Dragão é extremamente difícil, seja em que circunstância for. Diz o tempo e o passado que o Porto tem uma reacção sempre muito forte e positiva, após um resultado menos bom. Vamos tentar tirar proveito dessa situação de virem de um empate na Liga dos Campeões. Vai ser um jogo difícil, pois o Porto apesar não ter ganho na Liga dos Campeões, é o campeão nacional, joga sempre para o título e não é uma equipa fragilizada», disse o treinador nacionalista.

Fucile em dúvida

Questionado se este Nacional é o melhor da época, o líder respondeu: «Não sei se será ou não o melhor Nacional desta época, mas neste momento tem sido, pois nos últimos quatro jogos vencemos três e perdemos em Braga, onde jogámos bem. Não sei se será o melhor, pois acredito que esta equipa pode crescer e ser melhor do que é actualmente. Temos este trajecto positivo em quatro jogos, mas acredito que podemos evoluir mais».

Tudo sobre o F.C. Porto

Depois, não confirmou que Luís Alberto, João Aurélio e Andrés Madrid possam vir a ser chamados: «Provavelmente poderá haver uma ou outra alteração nos convocados. Respeito o vosso trabalho mas os jogadores serão os primeiros a saber quem vai jogar. Temos de ter o bom senso para saber se os jogadores que já estão disponíveis após paragens prolongadas, estão ou não já em condições de jogar, se será bom ou não o seu regresso frente ao Porto, adivinhando-se um jogo de grande intensidade e de grande pressão. No sábado vou analisar melhor e depois tomarei uma decisão.»

Ivo Vieira diz que os portistas «estão numa fase menos boa em termos de confiança pois estão habituados a ganhar». «Isso já aconteceu com a nossa equipa. O Porto está habituado a ganhar e não o tem conseguido. Por isso, especula-se um pouco mais. Espero que não regresse aos triunfos frente a nós.»

«Os museus é que vivem do passado»

Nos últimos anos, os madeirenses são o pesadelo dos dragões. É que até já foram goleados em sua casa. E quando se falou na tradição, o técnico sorriu e foi claro: «O passado fica para trás e do passado vivem os museus. Mas é verdade que o Nacional nos últimos anos foi a equipa que foi ganhar ao Dragão mais vezes. Desejamos repetir o passado, sabemos que é difícil, mas não vamos lá passear. Queremos sim fazer o nosso jogo e tentar o melhor resultado possível para o Nacional.»