Os responsáveis pelo futuro Estádio Olímpico para os Jogos de 2020, em Tóquio, revelaram que estão a estudar reduzir o tamanho do recinto, devido às críticas ao projeto faraónico desenhado pela arquiteta Zaha Hadid.
O Conselho dos Desportos do Japão, que gere o estádio, adiantou que o tamanho do recinto pode ser reduzido em 70.000 metros quadrados, passando para 200.000.
Este anúncio surge depois de alguns membros da organização se terem reunido com um grupo de especialistas para rever o projeto original do estádio, que terá uma capacidade de 80.000 espetadores.
O projeto de Hadid consiste em demolir o Estádio Nacional, construído para os Jogos Olímpicos Tóquio de 1964, e substituí-lo por um novo com maior capacidade.
Vários setores da sociedade japonesa têm criticado duramente o projeto e, no início de novembro, foi lançada uma iniciativa para solicitar ao governo que reduza o tamanho do projeto.
Apesar da possível redução da envergadura do projeto, a organização garantiu que vai manter a capacidade de 80.000 espetadores e a intenção de construir uma cobertura amovível.
O Conselho dos Desportos do Japão estima que o novo Estádio Olímpico custe cerca de 185 mil milhões de ienes (cerca de 1.300 milhões de euros), embora o governo refira que o custo possa triplicar.
Japão
26 nov 2013, 10:24
Japão pondera reduzir tamanho do Estádio Olímpico para 2020
Projeto faraónico gerou críticas
Projeto faraónico gerou críticas
NOTÍCIAS MAIS LIDAS