«O historial clínico de Jeffrén é preocupante». Assim, desta forma incisiva, comenta o seleccionador sub-21 a mais recente lesão do extremo do Sporting. Luís Milla conhece o atleta «há vários anos», considera-o um dos «mais brilhantes da sua geração», mas reconhece estar «muito preocupado» com a sua recorrente baixa clínica.

«É muito mau vê-lo assim mais uma vez. Sempre teve vários problemas musculares, uma tendência assustadora para as lesões e, só por isso, não estou totalmente surpreendido», reagiu Luís Milla ao Maisfutebol.

Família está em Tenerife e «apreensiva»

O antigo médio do Real Madrid é «um admirador confesso» do futebol de Jeffrén, chamou-o para o Europeu de sub-21 em Julho [três jogos e um golo] e reconhece que algo «mais estrutural deve ser feito».

«Está visto que ele necessita de um acompanhamento especial. Os médicos têm de estudar ainda melhor o processo clínico dele e avançar para algum tratamento eficaz na prevenção de futuras lesões. Não é normal aquilo que lhe acontece.»

Apesar deste «desequilíbrio orgânico», Luís Milla faz questão de elogiar a «capacidade brutal» de Jeffrén. «Além de ser uma pessoa sensata, um excelente rapaz, asseguro que é também um enorme jogador. Só precisa de continuidade nesta fase da carreira para explodir. Desejo-lhe a maior sorte do mundo porque merece.»

«Só não está no Barça porque a concorrência é gigantesca»

No Barcelona B, Jeffrén foi treinado por Luís Enrique e Joan Barbará. Este último, eterno adjunto na formação secundária dos catalães, admite estar «triste e preocupado» com os problemas físicos vividos por Jeffrén.

«A promoção do Jeffrén para a equipa principal deve-se ao trabalho fantástico que fizemos com ele na B. Mostrou qualidades soberbas. É rápido, tem técnica e sinto que vai melhorar muito. Os adeptos do Sporting não viram nada ainda», disse Barbará ao Maisfutebol.

As lesões eram «apenas mais uma característica» do atleta. «A dada altura habituámo-nos a lidar com isso. Mas nunca teve nada particularmente grave. Parava de vez em quando, quase sempre com um problema muscular. Teve épocas, porém, a fazer 30 jogos.»

Joan Barbará garante que Jeffrén é um atleta «com solidez mental» e capacitado «para ultrapassar um período negro». «Sei que está ansioso por jogar, fazer golos e mostrar o que vale. Tem dimensão para ser jogador do Barcelona. Só não está cá porque, como sabem, a concorrência é gigantesca.»

Lesão muscular de Jeffrén no Barcelona B: