João Carlos Teixeira estreou-se nesta quarta-feira pela equipa principal do Liverpool, frente ao Fulham. O jovem médio português sentiu que ia ter a sua oportunidade, e por isso não estava nervoso, naquela que espera ter sido a primeira de muitas exibições com a camisola do emblema inglês.

«Eu estava com o pressentimento de que ia entrar, por isso mentalizei-me antes de isso acontecer e não entrei nada nervoso. Senti-me bem e acho que as coisas correram da melhor forma», disse o antigo jogador do Sporting à agência Lusa.

João Carlos Teixeira ( conheça-o melhor) olha para a estreia, promovida ao minuto 82, como um «voto de confiança do treinador», Brendan Rodgers. «Eu também já lhe agradeci. Agora vou continuar a trabalhar para conseguir mais minutos», acrescentou.

O jovem médio português falou ainda da «grande experiência que tem sido trabalhar com jogadores como Suárez, Gerrard ou Coutinho». «Tem sido um desafio para mim, pois não é fácil, claro. Há muita qualidade, intensidade e tenho trabalhado. Tenho dado o meu melhor todos os dias para alcançar os meus objetivos», referiu.

A primeira oportunidade na equipa principal do Liverpool surgiu mesmo depois de um empréstimo ao Brentford que não correu bem: «Foi uma decisão precipitada. Estamos a falar de um nível muito inferior [terceiro escalão], em que o jogo muda completamente, é muita bola no ar e é complicado, pois não é o meu estilo de jogo. As coisas não correram da melhor forma.»

Internacional jovem, João Carlos Teixeira diz que ainda é «muito cedo» para pensar na seleção principal. «Tenho muito caminho a percorrer. Espero chegar lá um dia, mas acho que talvez seja cedo. Mas se jogar mais aqui pode ser possível. Mas é preciso muita calma, ter os pés assentes na terra», concluiu.

João Carlos Teixeira está no Liverpool há dois anos. Foi contratado depois de um jogo entre os juniores da equipa inglesa e do Sporting, para a Youth League. Uma exibição que encantou até Steven Gerrard.

«A estreia dele era apenas uma questão de tempo. Vi-o jogar em Anfield, pelo Sporting, e percebi logo que era o melhor jogador em campo. Mérito para ele por ter continuado a trabalhar no duro. Tem treinado connosco, tem aprendido e evoluído. Sabe ouvir. Ainda agora falei com ele no balneário e percebe-se que ele sabe ouvir. Conquistou o respeito de todos no balneário, e isto é um início para ele. Disse-lhe para continuar a evoluir e cimentar aquilo que conquistou agora. Mereceu a estreia e ajudou-nos a conquistar a vitória», disse o capitão do Liverpool, em declarações reproduzidas pelo site oficial do clube.

Veja o vídeo com todas as ações de João Carlos Teixeira na estreia pelo Liverpool: