O advogado indicado pelo Sindicato de Jogadores para a Comissão Arbitral da Liga colocou o lugar à disposição. Três dias depois de ter assumido o cargo.

João Pinheiro justificou esta tomada de posição em comunicado divulgado pelo Sindicato.

«Porque acima de tudo entendo que deve ser preservada a imagem de qualquer órgão de que faça parte, apresento ao SJPF e à Liga de clubes imediata disponibilidade para renunciar ao cargo que assumi, caso qualquer uma das instituições considere que a controvérsia gerada com a minha designação e tomada de posse afete o funcionamento da CA».

João Pinheiro é sócio do Benfica desde 1979 e tem vários comentários na sua página pessoal no facebook de apoio às águias. Essa ligação afetiva motivou várias críticas de adeptos de outros clubes. 

«Os comentários produzidos não se enquadram em qualquer contexto de exercício profissional, ou deontológico, consistem em trocas de opiniões entre amigos, num tom invariavelmente lúdico. À data em que foram produzidos não me vinculava qualquer dever funcional, ou outro, relacionado com o fenómeno desportivo», defendeu-se João Pinheiro.

«Naturalmente, a tomada de posse como membro da CAP envolve uma moderação na pronúncia sobre temas desportivos que já tinha interiorizado e posto em prática», acrescenta João Pinheiro.