Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), desafia os clubes portugueses a apostarem nos jogadores que estão atualmente desempregados, para ajudar a reduzir custos na construção da equipa para a próxima época.

«Temos participado em várias reuniões com a Liga e temos sido desafiados no sentido de uma eventual redução salarial. Numa altura em que está em causa a sustentabilidade do futebol português, nós também desafiamos os clubes a saberem reduzir custos e a apostarem em alguns destes jogadores», afirmou Evangelista, à margem da apresentação do «10º Estágio do Jogador» que vai decorrer de 2 de julho a 31 de agosto.

O presidente do Sindicato revelou que, na época passada, este estágio, na zona norte, teve uma «taxa de colocação de jogadores superior a 50 por cento». Este ano a meta é fazer melhor.

Estão previstos seis jogos de preparação. Académica (4 de julho), Freamunde (7 de julho), Braga B (10 de julho) e Rio Ave (15 julho) são os adversários já definidos na Zona Norte e Belenenses (10 de Julho) e Estoril (17 de Julho) são os oponentes da Zona Sul.

A equipa do Sindicato vai ainda participar no Torneio Internacioal FIFPro, na Holanda, nos dias 20 e 21 de julho. A equipa portuguesa defronta a Eslovénia e a Holanda, vencedora da última edição, no grupo A da prova.

«Depois do sucesso da seleção nacional, estamos de volta ao país real e às dificuldades existentes. Temos de valorizar o jogador português e defendê-lo. Faremos tudo nesse sentido e esta iniciativa é mais uma resposta a essas necessidades», acrescentou Joaquim Evangelista.