O Flamengo, treinado por Jorge Jesus, conseguiu o apuramento para os quartos de final da Libertadores, ao eliminar os equatorianos do Emelec no Maracanã. A eliminatória só ficou resolvida nos penáltis, tendo os brasileiros vencido por 4-2.

VÍDEO: a impressionante receção do Flamengo no Maracanã

Depois do desaire fora por 2-0, os brasileiros igualaram rapidamente a eliminatória, graças a um bis do ex-benfiquista Gabigol aos 10 e 19 minutos, o primeiro de penálti.

O empate na eliminatória subsistiu até ao final do tempo regulamentar e foram as grandes penalidades a decidir, com os quatro jogadores do Flamengo, que tinha caído nos penáltis na Taça do Brasil, a marcarem, ao contrário de dois de quatro equatorianos: Diego Alves deteve o remate de Arroyo e, ao oitavo pontapé, Queiroz atirou à barra.

Jorge Jesus: «Pressionar em 105 metros? Só na PlayStation (vídeo)

Nos quartos de final, o Flamengo vai defrontar o Internacional, num duelo 100 por cento brasileiro. A equipa de Porto Alegre também garantiu a qualificação na última noite, tal como os paraguaios do Cerro Porteño, que vai defrontar o River Plate. Já o Boca Juniors, também apurado na última noite, defronta o Quito nos «quartos». Na noite desta quinta-feira, Grémio e Libertad definem a outra vaga nos oito melhores: daqui vai sair o adversário do Palmeiras.

Nos quartos, o Flamengo vai defrontar os compatriotas do Internacional, que voltaram a vencer o Nacional de Montevideu, agora por 2-0, com um golo de Rodrigo Moledo (16 minutos) e outro do peruano Paolo Guerrero (90+4), já autor do 1-0 no Uruguai.

Libertadores: todos os resultados da competição