O Vasco da Gama confirmou esta quinta-feira o final da carreira de Juninho Pernambucano, futebolista que foi ídolo na equipa brasileira, na qual jogou nos dois últimos anos.

Juninho Pernambucano, que cumpre 39 anos esta quinta-feira, lesionou-se na coxa direita em novembro e não voltou a jogar deste então, tendo manifestado a intenção de se despedir dos relvados este ano, mas o presidente do clube, Roberto Dinamite, convenceu-o a renovar o contrato até 30 de maio, para disputar o campeonato estadual do Rio de Janeiro.

«Quero tornar oficial a decisão do Juninho. Conversámos esta semana e decidiu, pelo seu bem-estar, pôr um ponto final na sua carreira», disse o dirigente máximo do Vasco da Gama. Para segunda-feira está prevista uma conferência de imprensa com o jogador.

O ex-internacional brasileiro esteve sete épocas no Vasco antes de rumar em 2001 aos franceses do Lyon, clube que representou durante oito temporadas, até 2009, até se transferir para o Al-Gharafa, no Qatar.

O médio optou, no entanto, por terminar um longo percurso como futebolista no Vasco, ao qual regressou em 2011, embora tenha passado em 2013 na equipa norte-americana dos NY Red Bulls.

O jogador venceu em 2005 a Taça das Confederações pelo Brasil e no Lyon conquistou sete campeonatos consecutivos.

Veja alguns dos melhores lances do mestre das bolas paradas