Está confirmado: Paula Abdul não vai continuar no programa de televisão American Idol, que estará novamente no ar em Janeiro de 2010.

A ex-júri do programa norte-americano de caça de talentos musicais anunciou terça-feira no seu twitter que era com tristeza que ia abandonar o projecto, sem dar, no entanto, qualquer justificação, como noticia a agência Reuters.

Os produtores do concurso também se mostraram tristes com a notícia, afirmando mesmo que a cantora «foi muito importante no seio da família American Idol». No entanto, admitem conhecer o seu «enorme talento» e por isso desejam-lhe «o melhor».

Desde o lançamento do programa, em 2002, que Abdul marcou presença, esforçando-se sempre por encontrar pontos positivos nas performances dos candidatos.

No entanto, com o fim da oitava temporada do reality show, em Maio, muito se tem especulado sobre o futuro de Abdul e sobre a possibilidade de os produtores estarem à procura de novos elementos para integrarem o júri.

Corriam já rumores de que a cantora de 47 anos queria ser aumentada ou de que não gostava da maneira como era tratada, até que o seu manager veio dizer publicamente, no mês passado, que ela não tinha recebido qualquer proposta e que devia mesmo abandonar o programa.

Até ao momento, apenas está confirmada a presença de Kara Dio Guardi e de Ryan Seacrest, que viu o seu contrato renovado por três anos e o salário aumentando para o triplo (mais de 10 milhões de euros).

Sobre Simon Cowell e Randy Jackson, apenas se sabe que o contrato de ambos termina em 2010, ainda que Cowell já tenha comentado publicamente que está a ficar farto.

O programa American Idol é visto em mais de 100 países e teve mais de 26 milhões de espectadores em cada episódio da última temporada.