O Kaunas vive um momento único na história do clube e com José Couceiro na liderança técnica. O treinador português contou ao Maisfutebol a «euforia» que se vive em torno da equipa, após a eliminação do Glasgow Rangers. Couceiro vai agora analisar o Aalborg, da Dinamarca, que apesar de apenas disputar esta quarta-feira a segunda-mão da pré-eliminatória leva já cinco golos de vantagem.
«As pessoas estão eufóricas, é um momento único, o que se compreende, é a primeira vez na história do clube que conseguimos chegar à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Na anterior temporada o Kaunas foi eliminado pelo FK Zeta [Macedónia] que é uma equipa teoricamente bem mais fácil do que o Glasgow», explicou José Couceiro.
A evolução da equipa vai naturalmente de encontro ao que o técnico português esperava para a presente temporada. «A equipa está a crescer e tem evoluído de uma forma muito positiva, da forma que esperava que ela o fizesse. Desde Junho que analiso o Kaunas porque apesar de só treinar a equipa há cerca de três semanas, já analiso o caso desde Junho. Por isso, conheço muito bem os jogadores, o que ajuda, uma vez que posso mexer à vontade na equipa», disse Couceiro.
Quando se fala na hipótese de ver o Kaunas na Liga dos Campeões, o treinador pede calma. «Quero ir etapa a etapa, uma coisa de cada vez. Agora preciso de ir à Dinamarca para saber exactamente quem é o Aalborg, como joga, saber o que vamos encontrar já na próxima terça-feira», explica o técnico português.
«O Aalborg joga no domingo para o campeonato dinamarquês, o que vai permitir que possa conhecer melhor o nosso adversário, mas com certeza que não vai ser um jogo fácil. É evidente que temos a perspectiva de vencer, no entanto tenho consciência de que não estamos ao nível de muitas das outras equipas, até, a título de exemplo, no que diz respeito a condições de trabalho», revela Couceiro ao Maisfutebol.
O Kaunas já venceu por cinco anos consecutivos o campeonato, o que cria a necessidade de procurar novos horizontes. «Falamos de uma equipa que já vence o campeonato lituano há muitos anos, sem dúvida que chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões é o objectivo principal. Apesar de darmos o melhor no campeonato, vamos apostar forte nos jogos integrados na Liga dos Campeões», finalizou o treinador.