O Chelsea quer explorar o nome de José Mourinho comercialmente, desde roupa interior a saca-rolhas. Em ano de estreia em Inglaterra, o treinador levou os «Blues» a triunfos na Taça da Liga e na Premier League, conquistas às quais se acrescenta já esta temporada a Supertaça e actual liderança no campeonato, com nove pontos de vantagem e um recorde de oito vitórias em oito partidas.
Segundo a BBC, os dirigentes do clube de Stamford Bridge, com o qual Mourinho tem contrato até 2010, já pediram ao Gabinete de Patentes do Reino Unido a transformação do nome do técnico em marca registada. Todas as possibilidades estão a ser estudadas, com a criação de uma lista dos produtos que poderão vir a ser comercializados com a «marca Mourinho».
O inventário inclui centenas de itens diferentes como batons, cigarreiras, malas, vestidos, babetes, fatos e, claro, sobretudos, como aquele cinzento que é já imagem de... marca do português.
«É bom falar (e falar... e falar)» ou «L+amour-inho» são exemplos de slogans já criados para futuras campanhas publicitárias, respectivamente para empresas de telecomunicações ou para uma água-de-colónia.
O escocês Alex Ferguson, treinador do rival Manchester United há 18 anos, já tem o seu nome na lista de marcas registadas há meses, mas com o objectivo de impedir a exploração por empresas não autorizadas.