Laurent Robert, lembra-se? A última vitória do Benfica sobre o F.C. Porto em casa teve a assinatura deste francês. De Robert e um pouco também de Vítor Baía, em boa verdade. O guarda-redes foi muito mal batido, deixou a bola passar-lhe por cima do corpo e desequilibrou o resultado de um jogo disputado até ao limite.
Pois bem, Laurent Robert, lembra-se? Ele pelo menos lembra-se perfeitamente. «É uma grande memória que eu tenho do futebol», diz em conversa com o Maisfutebol. «Joguei sobre a direita nesse jogo, numa diagonal sofri uma falta e marquei o livre. A bola saiu forte, bateu no chão e passou por cima do Vítor Baía.»
Muita gente apressou-se a falar de frango. Robert não vai tão longe. «Acho que ele não foi muito feliz naquela jogada», diz apenas, preferindo enaltercer o ambiente que não esquece. «É um grande jogo, o maior clássico em Portugal, por isso lembro-me bem do jogo, da atmosfera, do golo, de tudo», revela.
«A melhor memória de Portugal são os adeptos do Benfica»
O golo que fez a única vitória do Benfica na nova Luz é a cereja no topo do bolo. «Foi uma alegria muito grande. Toda a gente diz que esse foi o meu melhor jogo. Mas houve outros que me lembro bem. Nesse ano jogámos em Barcelona, ganhámos em casa ao Liverpool, tivemos muitos bons momentos no clube.»
Robert passou apenas seis meses na Luz, mas fala com carinho desse meio ano. «A melhor memória são o clube e os adeptos. O futebol é diferente em todos os lados, mas o Benfica é um clube muito grande. Tem muito boa gente a trabalhar lá dentro e sinto falta disso. São memórias muito carinhosas que guardo.»
«Um clássico é sempre um jogo muito bonito»
Ora na véspera de mais um clássico, Robert confessa saudades. «O Benfica-F.C. Porto e o Benfica-Sporting são sempre bonitos. São jogos especiais para os adeptos. Isso sente-se no campo», diz, adiantando não concordar que o F.C. Porto está num nível superior. «Os três grandes são bons.»
«No futebol português os três grandes estão a um nível alto. Os jogadores são muito técnicos e o país adora o futebol. Passei aí seis meses e guardo memórias muito boas. Foram tempos agradáveis. O país é fantástico, Lisboa é uma cidade muito bonita, as pessoas são simpáticas, o peixe é óptimo, gostei muito.»
«Todas as semanas vou ver os resultados do Benfica»
O Benfica, adianta, está-lhe no coração. «Todas as semanas vou ver os resultados. Serei sempre adepto e espero que o Benfica seja campeão. Seria uma festa muito grande. Quando joguei aí estávamos numa fase de mudança. Sei que agora o Benfica tem tudo e fico feliz. É o maior clube em Portugal.»
Robert é que esta numa fase menos boa. Na última época saiu do Larissa e ainda não encontrou clube. Ele que jogou no PSG, no Newcastle e foi internacional francês. «Estou a treinar com o PSG para manter a forma e espero voltar. Portugal? Por que não? Se o Benfica me chamasse, iria já», sorri.
Recorde o golo de Laurent Robert: