O Zenit empatou 2-2 em Donetsk, nesta quarta-feira, na terceira jornada do Grupo G da Champions, mantendo o segundo lugar, em igualdade pontual com o FC Porto.

Os portugueses Danny e Bruno Alves foram titulares na Ucrânia (foi o segundo jogo do médio, depois de ter falhado a dupla jornada de qualificação para o Euro-2012, devido a motivos pessoais que se revelaram uma pequena cirurgia) e apesar da superioridade inicial do Zenit foi o Shakhtar quem acabou por abrir o marcador, aos 15 minutos, por Willian.

Antes, logo aos nove, a equipa russa desperdiçou uma excelente oportunidade para passar para a frente. Chygrynskiy cometeu grande penalidade sobre Fayzulin e na conversão Shirokov não conseguiu bater Rybka.

Aos 33 minutos, Shirokov redimiu-se do penalty falhado, mas ainda antes do intervalo, já nos descontos, o Shakhtar colocou-se de novo em vantagem, por intermédio de Luiz Adriano.

Era mais um balde de água fria para os russos, que tinham em Danny o mais inconformado. O médio, aliás, fez vários remates à baliza ucraniana, que esbarraram sempre em Rybka ou na falta de pontaria.

Na segunda parte, Fayzulin garantiu o segundo lugar do grupo ao Zenit, assinando o golo que garantiu mais um ponto na luta pela passagem à ronda seguinte.

Com os resultados desta noite, o APOEL mantém a liderança, agora com cinco pontos, seguido de Zenit e FC Porto com menos um. O Shakhtar é último, com dois.

Este encontro opôs ainda os dois últimos vencedores da Taça UEFA - Zenit ganhou em 2007/08 e Shakhtar em 2008/09 -, antes de a prova passar a designar-se Liga Europa.

Equipas iniciais:

SHAKHTAR DONETSK

Rybka; Srna, Chyzhov, Chygrynskiy e Rat; Fernandinho e Hubschman; Douglas, Jadson e Willian; Luiz Adriano

Suplentes: Pyatov, Kucher, Kobin, Alex Teixeira, Eduardo da Silva, Seleznyov e Mkhitaryan

ZENIT S. PETERSBURGO

Malafeev; Hubocan, Bruno Alves, Lombaerts e Criscito; Denisov e Shirokov; Zyryanov, Danny e Fayzulin; Bukharov

Suplentes: Zhevnov, Lukovic, Rosina, Huszti, Semak, Bystrov e Lazovic