A LDU empatou a zero com o América, do México mas gozou da vantagem de ter marcado em casa do adversário na primeira partida (1-1), para se apurar para a final da Taça Libertadores. A equipa equatoriana aguarda agora o resultado do jogo entre Fluminense e Boca Juniors para conhecer o seu adversário da final.
A primeira parte do jogo mostrou um América decidido, com López, aos 4 minutos, a chutar forte para defesa de Cevallos. A supremacia da equipa equatoriana chegou no segundo tempo e, logo aos 5 minutos, após lance de entendimento no meio-campo, viu o remate de Sallas acertar na barra.
A segunda parte ficou marcada pela expulsão de dois jogadores do América. Aos 14 minutos, Carlos Sanchez vê o cartão vermelho, após derrubar Salas. Trinta minutos depois, o árbitro mostra vermelho directo a Argüello por falta sobre Vera, ainda no meio-campo.
O Estádio do Maracanã recebe esta madrugada a segunda meia-final, entre Fluminense e o Boca Juniors. Na primeira mão, em Bueno Aires, as duas equipas não foram além do empate a dois golos.
Os dois jogos da final estão agendados para os dias 25 de Junho e 2 de Julho e o vencedor será o representante da América do Sul no Mundial de clubes da FIFA.