Liedson é o reforço inesperado deste mercado de inverno no futebol português. Quando saiu do Sporting, para ingressar no Corinthians, em 2011, todos pensavam que o Levezinho estava a dizer o adeus definitivo a Portugal.

Nome de referência do ataque leonino durante oito épocas, trocou Alvalade pelo Timão, em janeiro de 2011, numa transferência de 2,1 milhões de euros.

Liedson da Silva Muniz, nascido a 17 de dezembro de 1977, em Cairú, Bahia, começou a carreira profissional no Poções, em 2000, tendo seguido depois para o Prudentópolis. Em 2001, ingressou no Coritiba e no ano seguinte já estava no Flamengo.

Em 2003, chegou ao Corinthians, clube do qual saltou para o Sporting. Foi o início de oito épocas recheadas de golos no clube leonino.

Em 2010, obteve nacionalidade portuguesa, de modo a jogar na Seleção Nacional. Carlos Queiroz, então selecionador, lembrou ontem à Antena 1, que essa decisão «foi muito importante na altura».

O Levezinho ajudou Portugal a atingir a qualificação para o Mundial-2010 e fez parte das escolhas de Queiroz para África do Sul.

Em 2011, foi para o Corinthians e em 2012 voltou ao Flamengo. Sem espaço na formação de Dorival Júnior, e com um salário muito elevado, o Fla pô-lo no mercado. O FC Porto está quase a concretizar o empréstimo.