O alargamento do campeonato para 18 clubes é o grande tema da Assembleia-Geral da Liga, que se realiza nesta segunda-feira no Porto. O Maisfutebol vai acompanhar a reunião, que também abordará a centralização dos direitos televisivos.

Trata-se de uma promessa eleitoral do presidente da Liga, Mário Figueiredo, que anunciou, no final de Fevereiro, ir propor aos clubes uma liguilha para encontrar as duas formações que compõem o alargamento.

Os dois primeiros classificados da Honra teriam acesso imediato à Liga, enquanto o terceiro e o quarto classificados da Honra se juntariam aos dois despromovidos da primeira divisão num campeonato final: os dois primeiros classificados, juntar-se-iam então à Liga, alargando a mesma para dezoito clubes.

No caso da Assembleia-Geral aprovar o alargamento, mas não chegar a acordo sobre a forma como o fazer, Figueiredo explicou que se aplica o que dizem os regulamentos: neste caso não haverá descidas, sendo as duas vagas ocupadas pelos dois últimos classificados desta edição da Liga.

O alargamento da Liga portuguesa para dezoito clubes, recorde-se, terá ainda de ser aprovado pelo conjunto dos 32 clubes que compõe a Liga e Liga de Honra, sendo depois ratificado pela Federação Portuguesa de Futebol.