Pontaria afinadíssima na Luz. O Benfica é a equipa mais eficaz do campeonato. Não é quem tem mais golos ao fim de 13 jornadas, mas a equipa de Jorge Jesus é aquela que tem a melhor relação entre remates/golos. E se acha que os encarnados rematam muito, os números da Liga provam que há várias equipas que o fazem muitas mais vezes. O que só denota a eficácia benfiquista. Outra nota: está na parte inferior da tabela no que toca a cruzamentos.

FC Porto lidera em muito, mas a eficácia...

Vejamos: o líder de remates na Liga é o FC Porto. Os dragões têm 265. Ao fim de 13 jornadas, o Benfica tem 174. É o oitavo no campeonato nesse capítulo. À frente tem: FC Porto, Sporting, Sp. Braga, Académica, Nacional, V. Guimarães e Marítimo. Só que a cada cem remates, fazem 17, 2 golos. O contraste com o FC Porto, por exemplo, é grande. Os portistas são líderes nos tiros à baliza, mas a cada 100 tentativas, fazem 11,7 golos.

Estes dados exemplificam o principal contraste entre os dois líderes. Enquanto o dragão remata muito, o Benfica fá-lo muito menos. Enquanto os encarnados precisam de poucos remates para fazer golos, o FC Porto prolonga a espera.

Sporting cruza, cruza e sofre faltas

De resto, esse é o único aspecto que o Benfica lidera nos números oficiais do campeonato, obviamente retirando o que mais importa: os pontos.



Nas estatísticas divulgadas pela Liga, e numa comparação entre os três grandes, o Benfica é também a equipa com mais cartões. Tem 37 contra 36 de Sporting e 33 de FC Porto. Comete menos faltas e é 11ª nas infracções sofridas (Sporting primeiro, dragões são últimos).

É terceira no número de passes e passes certos, mas segunda em passes para a frente (aspectos liderados pelo FC Porto). E cruza muito pouco! É apenas a décima formação com mais cruzamentos no campeonato, e fá-lo preferencialmente pela esquerda.