Perante o desfecho do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2015/16, o Benfica vai ficar associado à viagem mais longa da história das competições da UEFA.
 
Em causa está o duelo com Astana. A distância entre Lisboa e a capital do Cazaquistão é 6.158 quilómetros. Isto implica uma viagem de avião de aproximadamente oito horas, se a viagem for direta.
 
O Benfica vai jogar à capital do Cazaquistão a 25 de novembro, na penúltima jornada da fase de grupos. É com o Astana, mas na Luz, que a equipa de Rui Vitória se estreia. Ou seja, será o Astana a fazer a primeira viagem.

Ete duelo vai superar, de resto, um recorde que até tinha sido melhorado recentemente: o Kairat Almaty defrontou o Aberdeen na terceira pré-eliminatória da Liga Europa. As duas cidades estão separadas por 5,496 quilómetros.
 
E se a equipa escocesa viajou diretamente para o Cazaquistão, pagando um «charter», o Kairat teve de lidar com um atraso de duas horas e escalas na Rússia e na Bélgica para chegar à Escócia.
 
Mas refira-se que se tivermos em conta também a Taça Intertoto, então o recorde até já era português. Na edição 2002 da Taça Intertoto o Santa Clara defrontou o Shirak, da Arménia. Ponta Delgada e Gyumri estão separadas por 5.824 quilómetros.
 
Agora será estabelecida nova marca entre Benfica e Astana: 6.158 quilómetros.