A ausência de Morato da lista de jogadores inscritos pelo Benfica na Liga dos Campeões pode surpreender à primeira vista, mas há uma razão para tal.

O defesa-central brasileiro só é elegível para a Lista B (ver em baixo os requisitos*) dentro de uma semana. Morato foi registado pelo Benfica na UEFA a 9 de setembro de 2019 e só a partir deste dia (9 de setembro de 2021, portanto) cumpre o requisito que lhe falta para figurar nesta lista: estar registado há pelo menos dois anos, sem interrupção, pelo clube.

Refira-se que Morato foi opção nos jogos da fase de apuramento para a Liga dos Campeões (Spartak de Moscovo e PSV), mas fez parte da quota de jogadores da Lista A, que tinha «folga» e surge agora surge com 25 jogadores (o máximo permitido pela UEFA), incluindo os mais recentes reforços Nemanja Radonjic e Valentino Lázaro. Gil Dias acabou por ser o elemento sacrificado do plantel às ordens de Jorge Jesus.

Por ser elegível para a Lista B a partir de 9 de setembro, Morato vai ainda a tempo de ser opção para o arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões, a 14 de setembro diante do Dínamo Kiev. Refira-se que esta lista tem um número ilimitado de jogadores e pode ser alterada ao longo de todo o ano até 24 horas dos jogos.

* Um jogador pode ser registado na Lista B se tiver nascido a partir de 1 de janeiro de 2000 e pertencer ao clube durante um período ininterrupto de dois anos desde o 15.º aniversário a partir da data em que é registado na UEFA, ou por um total de três anos consecutivos com um máximo de um empréstimo a um clube da mesma federação por um período não superior a um ano. Os jogadores com 16 anos podem ser registados na Lista B se o clube os tiver registado, ininterruptamente, nos dois anos anteriores.