Barcelona e Ajax já garantiram lugar nas meias-finais da edição 2018/19 da Liga dos Campeões e, com duas vagas ainda em aberto, o FC Porto procura um registo que ainda não foi conseguido neste século na competição: ter nas meias-finais duas equipas que não pertençam às cinco principais ligas europeias (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França).

É preciso recuar 14 anos para encontrar a última meia-final da Champions com uma equipa fora do top 5. A última tinha sido o PSV, da Holanda, na temporada 2004/2005, que acabou eliminado pelo Milan porque os italianos marcaram mais golos fora.

Mas com o Ajax já apurado, caso o FC Porto consiga também passar à próxima fase, seriam então já duas as equipas fora das cinco maiores ligas europeias a marcar presença da meia final (as restantes equipas em prova são inglesas, pelo que a questão só se coloca com os dragões).

Para encontrar um registo assim é preciso recuar 23 anos, até 1995/96, quando os holandeses do Ajax e os gregos do Panathinaikos se defrontaram na edição desse ano da Liga dos Campeões.

Os holandeses levaram então a melhor e passaram à final, tendo acabado por cair perante a Juventus nas grandes penalidades. Os protagonistas dessa final já não se podem repetir porque a formação italiana já ficou pelo caminho, mas ainda é possível que a meia-final conte com duas equipas fora do top5. 

Só é preciso que o FC Porto elimine o Liverpool esta quarta-feira.