O Olympiakos, sob o comando de Pedro Martins, foi eliminado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, pelo Ludogorets, no desempate por penáltis, após um empate a dois golos no final do tempo regulamentar e no prolongamento. Gelson Martins, por seu lado, voltou a estar em destaque pelo Monaco, tal como Bruma ao serviço do PSV Eindhoven, próximo adversário do Benfica.

A equipa grega adiantou-se no marcador aos 31 minutos, pelo francês Yann M’Vila, mas Ruben Semedo, num lance infeliz no início da segunda parte, colcou a bola na própria baliza e empatou o jogo.

A equipa búlgara acabaria por virar o resultado, aos 57 minutos, através do avançado cipriota Pieros Sotiriu, mas o goleador marroquino Youssef El Arabi recolocou o Olympiacos na discussão da eliminatória, cuja primeira mão, em Atenas, terminou com um empate a um golo.

A equipa de Pedro Martins ainda ficou reduzida a dez a partir dos 86 minutos, devido à expulsão do central senegalês Ousseynou Ba, com quem Rúben Semedo faz dupla no eixo da defesa.

Com a alteração introduzida esta época pela UEFA, de abolir a vantagem resultante dos golos fora, foi necessário recorrer a um prolongamento, que não alterou o resultado que se verificava no final dos 90 minutos e foi necessário recorrer a uma série de grandes penalidades.

O Ludogorets concretizou os quatro penáltis que cobrou (já não foi necessário marcar o quinto), enquanto o Olympiacos falhou dois, um pelo internacional francês Mathieu Valbuena, e outro pelo avançado egípcio Koka, ex-Sporting de Braga, então conhecido como Hassan.

Gelson Martins e Bruma marcaram

Entretanto, o Monaco seguiu em frente para os play-off, com um triunfo sobre o Sparta Praga (3-1), em mais um jogo com Gelson Martins em plano de destaque. O internacional português, que já tinha marcado na sexta-feira ao Nantes (1-1), abriu agora o marcador no triunfo sobre a equipa checa.

Outro internacional português, Bruma, também deu a vitória aos holandeses do PSV Eindhoven sobre os dinamarqueses do Midtjylland, já em período de compensações, aos 90+3 minutos, tendo entrado aos 64, a render o jovem inglês Noni Madueke.

O PSV, que eliminou o Midtjylland (3-0 e 1-0) na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, vai ser o adversário do Benfica no play-off de acesso à fase de grupos da competição.