Pep Guardiola assumiu que o Liverpool «merece» estar nas meias-finais da Liga dos Campeões, mas dirigiu duras críticas ao árbitro Antonio Mateu Lahoz, seu compatriota, que o expulsou depois de finalizada a primeira parte.

O City vencia por 1-0 e podia ter chegado aos 2-0, mas o árbitro anulou um golo a Sané no final da primeira parte. Um lance que deixou o treinador do City fora de si e, ao intervalo, foi ter com o árbitro e acabou expulso. O que lhe disse? «Disse-lhe que era golo quando a bola chegou a Sané, foi por isso que me expulsou. Só lhe disse isso. Não o insultei. Disse-lhe: é golo! Se a bola vem de Milner, não há fora de jogo», começou por destacar o treinador catalão em conferência de imprensa.

Guardiola conhece bem Mateu Lahoz dos muitos clássicos que o árbitro espanhol apitou na liga espanhola. «Já o conheço desde Espanha, é um árbitro que gosta de ser especial. Quando toda a gente vê uma coisa, ele vê outra. É diferente ir para o intervalo com 2-0 do que ir apenas com 1-0. Nesta competição, as equipas são tão parecidas que a influência das decisões dos árbitros são muito importantes. Vamos tentar outra vez na próxima temporada», acrescentou.

Quanto ao jogo. «Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao Liverpool. São uma equipa de topo e têm um treinador de topo. Fomos derrotados por uma equipa magnífica, mas fizemos 45 minutos excecionais. A segunda parte foi mais difícil, sobretudo cm o golo que oferecemos de bandeja. Esperava algo assim, mas não gostei da reação que tivemos depois. O City assumiu todos os riscos que podia assumir, mas precisávamos de um pouco de sorte de uma defesa disciplinada. Não estava totalmente feliz ao intervalo para ser honesto», comentou.

O treinador lamenta a saída da prova milionária, mas considera que a época do City não pode ser reduzida a isso. «Tivemos dez meses fantásticos. Os dez meses de vitórias são excecionais. Temos de analisar jogo a jogo. Esta competição é muito especial, vejam o que acaba de acontecer ao Barça. Na Premier League temos muitos pontos de vantagem, mas essa é outra competição», referiu ainda.