O FC Porto vai defrontar a Roma nos oitavos de final da Liga dos Campeões, com jogos marcados para 12 fevereiro, fora, e 5 de março, em casa. Trata-se de um regresso ao Estádio Olímpico da capital italiana onde a equipa do Dragão ganhou há dois anos por 3-0 na segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da época 2016/17.

Nessa eliminatória, o FC Porto, então comandado por Nuno Espírito Santo, empatou primeiro no Dragão, 1-1. Felipe marcou na própria baliza, aos 21 minutos, enquanto André Silva empatou, aos 60', na conversão de uma grande penalidade. Na segunda mão, a equipa portuguesa garantiu a qualificação para a fase de grupos com uma vitória categórica em pleno Estádio Olímpico por 3-0.

Felipe redimiu-se do autogolo na primeira mão e abriu o marcador aos 8 minutos, enquanto Layún (73m) e Jesus Corona (75m) deram maior expressão à vantagem portista num jogo em que os italianos acabaram reduzidos a nove, depois das expulsões de De Rossi e Palmieri,

No final dessa época, Marcano trocou o FC Porto pela Roma onde ainda joga na atualidade.

Antes disso, na década de oitenta, o FC Porto já tinha eliminado a Roma numa segunda eliminatória da extinta Taça das Taças. A equipa portuguesa venceu no antigo Estádio das Antas por 2-0, com golos de Walsh e José Alberto Costa, antes de empatar em Roma sem golos.

Como cabeça de série, o FC Porto joga a segunda mão em casa, a 5 de março, já depois de ter visitado o Estádio Olímpico a 12 de fevereiro.