Pep Guardiola passou a temporada a elogiar Bernardo Silva, Bernardo Silva retribuiu a gentileza do catalão na mesma medida. Metralhado pelas questões dos jornalistas ingleses sobre o seu treinador no Manchester City, o avançado da Seleção Nacional respondeu cheio de boas maneiras. Primeiro em português e depois, perante a insistência britânica, na língua de Shakespeare.

«Aprendo muito com o Guardiola, sinto-me melhor jogador de ano para ano. Mas também aprendi anteriormente com o Leonardo Jardim no Monaco. É um prazer trabalhar com o Pep», disse Bernardo na conferência de imprensa no Dragão.

Apesar da temporada fabulosa no City, o esquerdino explica que não se pode considerar «um indiscutível» nas escolhas de Fernando Santos.   

«Não há indiscutíveis aqui. Estão cá 23 jogadores que têm qualidade para jogar e eu sou mais um que vai dar o meu melhor, se o selecionador entender.»

E favorito? Portugal tem de se considerar favorito por jogar em casa? «Não gosto muito de falar sobre isso. Todas as seleções lutaram para estar na final four e têm muita qualidade. É bom jogar em casa, vamos ter os nossos adeptos, mas numa fase tão final é difícil falar em favoritos.»