O árbitro Olegário Benquerença, que tem sido alvo de muitos protestos por parte do Benfica depois do desempenho no «clássico» da Luz, teve esta tarde protecção policial extra no jogo que dirigiu no Algarve entre o Olhanense e o Desp. Aves.
Foram 30 os polícias do Corpo de Intervenção da PSP que estiveram no estádio do Olhanense em resposta ao pedido explícito da Liga como reforço aos habituais 20 agentes da PSP que marcaram também presença.
Os receios da Liga parecem ter tido fundamento, pois, apesar de uma actuação sem polémicas no jogo as vaias mantiveram-se desde o início até depois de terminado o encontro e o árbitro acabou por deixar o estádio sob escolta.
Assim que se mostrou ao público no Algarve, Benquerença foi desde logo «brindado» com apupos de «gatuno» tendo de olhar para cartazes com inscrições «Olegário = Gatuno» e «Árbitros portugueses uma vergonha».
Apesar de ser em Olhão, o público mostrou-se afecto a outro clube, pois as referências à arbitragem da Luz não deixaram de se fazer sentir, e independentemente de Benquerença estar a fazer uma boa arbitragem nada contestada quer pela equipa da casa quer pelos visitantes.
O árbitro foi vaiado assim que entrou em campo, à saída para o intervalo e até depois do final. Cerca de 20 pessoas esperaram no final pela saída de Benquerença que só deixou o estádio uma hora e dez minutos depois.
Aí, só dez pessoas restaram, mas apenas conseguiram ver Olegário Benquerença a sair escoltado pelo Corpo de Intervenção da PSP. Para o registo do jogo fica a vitória do Olhanense (2-1) sobre o Desp. Aves num jogo sem polémicas e com cinco cartões amarelos como maiores incidências.
Na Liga de Honra, o E. Amadora e o Maia venceram este domingo os respectivos jogos e continuam a repartir a liderança da classificação.
Resultados da 7.ª jornada da Liga de Honra:
Este domingo:
Leixões-Maia, 0-1
Olhanense-Desp. Aves, 2-1
Marco-Portimonense, 3-2
Desp. Chaves-E. Amadora, 1-2
Alverca-Feirense, 1-0
Sp. Espinho-P. Ferreira, 2-2
Gondomar-santa Clara, 1-1
Varzim-Ovarense, 2-0
Sábado:
Felegueiras-Naval, 1-2