O Barcelona já tinha garantido a presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e até o primeiro lugar do Grupo C, à frente do Sporting, pelo que na recepção ao Shakhtar Donetsk a equipa catalã apresentou uma equipa de segunda linha e acabou por perder (2-3).
Guardiola poupou as principais estrelas e apostou em vários elementos da «cantera». A média de idade da equipa titular era de 23 anos. Aproveitou o Shakhtar, que ao intervalo já vencia por 1-0, graças a um golo de Gladkiy (31m).
O mesmo jogador iria bisar no segundo tempo (58m), mas na jogada seguinte o Barcelona reduziu, por intermédio de Sylvinho (59m). Fernandinho, aos 76 minutos, fez o terceiro golo dos visitantes e sentenciou o encontro, de nada valendo ao Barcelona o tento de Busquets, a sete minutos do fim. Xavi e Henry estavam no banco, mas por lá ficaram.
O Barcelona não perdia desde 31 de Agosto, data do jogo com o Numancia, da primeira ronda da Liga espanhola (1-0). Seguiram-se 20 jogos sem derrotas e apenas três empates.