O Newcastle assumiu nesta quinta-feira a liderança do grupo D, na Liga Europa, ao bater o Bordéus por 3-0. Perante 30 mil espectadores, os «magpies», que na primeira ronda tinham sido forçados a um nulo na visita aos Barreiros, assumiram cedo o ascendente sobre a equipa francesa, com o seu trio ofensivo a desequilibrar a defesa dos comandados de Francis Gillot, próximos adversários do Marítimo.
Mesmo vindo de uma goleada moralizadora sobre o Brugge, na primeira ronda, o Bordéus nunca pareceu ter argumentos para discutir o jogo no campo todo, em especial a partir do momento em que Ameobi apareceu no sítio certo para concluir um cruzamento de Obertan. O golpe de misericórdia nas ambições do Bordéus chegou ainda antes do intervalo, numa intervenção desastrada do defesa Henrique, que traiu Carrasso num cruzamento de Simpson, na direita. No reatamento, o terceiro golo, marcado por Cissé, a passe de Ferguson, acabou com a ténue esperança de reação do Bordéus.
Com estes resultados, o Newcastle lidera o grupo com quatro pontos, o Bordéus é segundo com três, tantos como os somados pelo Brugge, enquanto o Marítimo está na cauda da classificação, com apenas um ponto.
NEWCASTLE: Elliot (Harper, 46); Simpson, Williamson, Perch e Ferguson; Anita, Cabaye (Bigirimana, 61) e Tioté (Gosling, 71); Cissé, Ameobi e Obertan.
BORDÉUS: Carrasso; Mariano, Henrique, Planus e Trémoulinas; Saivet, Sané, Plasil (NGuemo, 46) e Obraniak (Diabaté, 46); Jussiê e Gouffran (Bellion, 67).
Marcadores: Ameobi, 16; Henrique, 40 p.b.; Cissé, 49.