Era última oportunidade para V. Guimarães e Estoril, ambos empataram e por isso acabaram afastados da Liga Europa, quando ainda falta uma jornada para o fim da fase de grupos. O P. Ferreira também já está afastado, pelo que nesta altura nenhuma das três equipas segue em frente na Liga Europa.

Nesta fase, de resto, já há 18 equipas apuradas: Tottenham, Valência, Ludogorets, Salzburgo, Esbjerg, Rubin Kazan, Fiorentina, Dnipro, Genk, Lyon, Bétis, Sevilha, Trabzonspor, Lázio, Anzhi, PAOK, AZ Alkmaar e Eitracht Frankfurt.

Ora desta forma há vários portugueses que já estão assegurados na próxima fase da Liga Europa: Villas-Boas, Ricardo Costa, João Pereira, Miguel Lopes, Beto, Carriço, Diogo Figueiras, Vitinha, Fábio Espinho, Bruno Gama, Bosingwa, Pereirinha e Miguel Vítor.

A estes podem juntar-se ainda Paulo Sousa, que só um enorme acidente impedirá de confirmar para a semana o apuramento: o Maccabi Telavive teria de perder em casa e ver o APOEL vencer em Franfkurt por quatro golos de diferença.

Todos os RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES da Liga Europa

Grupo A
Swansea-Valência, 0-1
Kuban Krasnodar-St Gallen, 4-0

O Valência de Ricardo Costa, João Pereira e Postiga já estava apurado, esta quinta-feira garantiu também o primeiro lugar. O Kuban Krasnodar goleou o St. Gallen e manteve uma réstia de esperança de apurar-se, mas precisava de vencer em Valencia na última jornada por três golos de diferença e esperar que o Swansea perca na Suíça: a qualificação é portanto quase uma miragem para os russos.

Grupo B
Chornomorets-Dinamo Zagreb, 2-1
Ludogorets-PSV Eindhoven, 2-0


O Ludogorets, de Fábio Espinho e Vitinha, surpreendeu toda a gente e já se tinha apurado à quarta jornada no ano de estreia na Liga Europa: esta quinta-feira fez ainda melhor, somou mais uma vitória frente ao PSV e garantiu o primeiro lugar. Com a vitória de Chornomorets frente ao Dínamo Zagreb, de Ivo Pinto e Rúben Lima, que já estava eliminado, a luta é entre PSV e Chornomorets: os dois defrontam-se na última jornada em Eidhoven e o PSV só precisa de um empate para seguir em frente.

Grupo C
Elfsborg-Salzburgo, 0-1
Esbjerg-Standard Liége, 2-1


Salzburgo e Esbjerg já estavam apurados, esta quinta-feira venceram os respetivos jogos e mantiveram em aberto o primeiro lugar: defrontam-se para a semana na Áustria e o Salzburgo só precisa de empatar para segurar a liderança. Os austríacos continuam de resto a percorrer a fase de grupos só com vitórias. O Standard Liège mantém-se no último lugar, só com um ponto.

Grupo D
Wigan-Zulte Waregem, 1-2
Rubin Kazan-Maribor, 1-1


Com o Rubin Kazan apurado desde a jornada passada, Wigan, Zulte Waregem e Maribor continuam todos na corrida pela outra vaga. Os belgas têm vantagem, precisando apenas de um empate em casa na última jornada, na receção ao Rubin Kazan. O Wigan e Maribor defrontam-se na Eslovénia e precisam de vencer esse jogo, esperando que o Zulte perca em casa com o Rubin Kazan.

Grupo E
P. Ferreira-Fiorentina, 0-0
Dnipro-Pandurii, 4-1

Fiorentina e Dnipro já se tinham apurado para a próxima fase, esta quinta-feira os italianos empataram com o P: Ferreira, os ucranianos venceram e por isso continuam os dois a lutar pelo primeiro lugar: curiosamente defrontam-se na última jornada em Florença, pelo que o empate basta à Fiorentina para segurar a liderança.

Grupo F
Bordéus-Eintracht Frankfurt, 0-1
APOEL-Maccabi Telavive, 0-0

O Eitracht Frankfurt venceu em França o Bordéus, garantiu o apuramento e o primeiro lugar. O segundo lugar está por isso entre o Maccabi Telavive, de Paulo Sousa, e o APOEL, que tem uma autêntica colónia portuguesa (Bruno Veríssimo, Mário Sérgio, Hélder Cabral, Tiago Gomes, Nuno Morais e Esmael Gonçalves). O Maccabi tem oito pontos, o APOEL tem cinco, portanto um empate em casa com o Bordéus dá o apuramento a Paulo Sousa. O APOEL tem de esperar por um milagre: precisa de vencer em Frankfurt por quatro golos e esperar que o Maccabi perca em casa.

Grupo G
Genk-Dinamo Kiev, 3-1
Rapid Viena-Thun, 2-1


O Genk venceu o Dínamo Kiev, de Miguel Veloso, e já garantiu o apuramento para a próxima fase. O Dínamo recebe o Rapid Viena na próxima jornada, no jogo que decide quem segue em frente: Miguel Veloso precisa apenas de um empate em casa.

Grupo H
Slovan Liberec-Friburgo, 1-2
Sevilha-Estoril, 1-1


Tudo o que não era uma vitória sobre o Sevilha afastava desde logo os portugueses: por isso o golo tardio que garantiu o empate serviu de pouco. A equipa de Marco Silva está eliminada, o Sevilha está apurado, Friburgo e Slovan Liberec decidem na última jornada quem segue em frente: a vantagem: o Friburgo parte em vantagem. Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço seguem em frente no Sevilha.

Grupo I
Lyon-Bétis, 1-0
Rijeka-V. Guimarães
0-0

O V. Guimarães precisava de vencer para continuar na corrida, empatou e por isso foi eliminado. Lyon, de Miguel Lopes, e Bétis já estão apurados para a próxima fase.

Grupo J
Trabzonspor-Apollon, 4-2
Legia Varsóvia-Lazio,
0-2

O Trabzonspor e a Lazio apuravam-se se vencessem os respetivos jogos, venceram e por isso estão também eles já apurados para a próxima fase. Bosingwa (Trabzonspor) e Pereirinha (Lazio) fazem a festa.

Grupo K
Anzhi-Sheriff, 1-1
Tromso-Tottenham, 0-2


O Tottenham já estava apurado, faltava-lhe garantir o primeiro lugar: venceu na Noruega e garantiu mesmo o primeiro lugar do grupo. O Anzhi precisava de não perder com o Sheriff para se apurar, empatou e por isso também garantiu a qualificação para a próxima fase. André Villas-Boas garantiu um apuramento tranquilo e respira fundo.

Grupo L
Shakther Karagandy-PAOK Salónica, 0-2
AZ Alkmaar-Maccabi Haifa
2-0

O AZ Alkmaar e o PAOK de Miguel Vítor, ambos com oito pontos, apuravam-se se empatassem os respetivos jogos, foram mais longe do que isso: venceram e por isso garantiram já a qualificação. Na última jornada decidem em Salónia qual deles fica em primeiro lugar.