O técnico do Sporting Fingal, Liam Buckley, fez esta tarde o lançamento do embate de amanhã com o Marítimo, da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, numa conferência de imprensa em que estiveram também presentes dois jogadores: Coran Byrne e Ronan Finn. Este último já esteve na Madeira, disputando o Torneio de selecções de sub-20 pela Irlanda.

O líder da equipa irlandesa mostrou-se profundo conhecedor do actual estado da equipa de Van der Gaag. «Vimos todos os jogos de preparação que fizeram na pré-temporada com o Guimarães e Braga», disse. De tal forma que até avançou com uma equipa provável maritimista: Peçanha, Ricardo Esteves, João Guilherme, Robson, Luciano ou Alonso; Roberto Sousa e Tchô; Marquinho, Cherrad, Djlama e Baba. E não deve andar longe diga-se¿

Quanto ao jogo, Buckley espera «uma partida difícil». «O Marítimo tem bons jogadores brasileiros e outros atletas que já jogaram em vários países para além dos bons portugueses», afirma, admitindo que marcar na Choupana «seria sem dúvida importante» para a sua equipa. Questionado se este seria um encontro de «David contra Golias, o técnico foi claro: «Não sei. Mas uma coisa é certa. Estamos aqui para competir de igual para igual.»

Quanto às hipóteses da sua equipa na eliminatória, prefere deixar tudo em aberto: «É subjectivo estar a falar em 50 ou menos por cento. O Marítimo mudou da época passada mas foi o quinto classificado. Nós estamos cá para jogar e competir dando o melhor.»

O facto de o Fingal já estar desde de domingo na Madeira foi explicado: «Teríamos de preparar este jogo e o próximo da nossa competição. Em termos de custos é igual para nós e por isso estamos aqui podendo dessa forma preparar melhor o encontro».

Confrontado se seria um sonho seguir em frente, Buckley sorriu e respondeu: «Para já o nosso sonho chama-se eliminar o Marítimo.»

O Fingal treina hoje às 19h45 no Estádio da Madeira, à porta fechada num apronto de adaptação ao relvado nacionalista. Quanto ao onze, Buckley não abriu o jogo, pois disse ainda ter «uma ou duas dúvidas».