* enviado-especial do Maisfutebol a Sevilha

Siga o Sevilha-FC Porto EM DIRETO no Maisfutebol


O MOMENTO


SEVILHA: sempre desconfiados, sempre curiosos, sempre interessados no que Defour e Ghilas podem dar nos lugares normalmente preenchidos por Fernando e Jackson. É bom recordar que este Sevilha é quinto na liga espanhola, atrás apenas de Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid e Athletic Bilbau. Um colega jornalista, espanhol, dizia-nos que nas últimas oito jornadas nenhum clube fez mais pontos do que o Sevilha no campeonato. Um dado a reter.

FC PORTO:
como é possível esquecer a loucura de 2003, nesta mesma Sevilha? O Olímpico da cidade a arder com o bafo do dragão e o Celtic a cair por terra. José Mourinho, novíssimo, ajoelhado e a encorrilhar o fato cinzento. E oito anos mais tarde, já com Villas-Boas, um excelente triunfo por 1-2 em casa deste adversário e já com a final de Dublin debaixo de olho? Enfim, recordações belas e fortes, próprias de quem está habituado a aproveitar a vida. Como reagirá o coração, esse lugar tão estranho, no regresso a um lugar onde já foi tão feliz? Esqueçam os resultados recentes, o campeonato dececionante, a aposta no treinador errado. O que importa é o agora, o imediato, a oportunidade de mais um passo rumo a Turim.


AUSÊNCIAS:


SEVILHA: Alberto Moreno (castigado), Cristoforo e Cheryshev (lesionados);

FC PORTO: Fernando e Jackson (castigados); Helton (lesionado); Abdoulaye (indisponível);


DISCURSO DIRETO


UNAI EMERY: «Estamos preparados para tudo: marcar cedo, marcar tarde e até sofrer golos. Não podemos querer resolver o jogo em 20 minutos. Veja-se o que se passou com o Chelsea. Marcou um golo tardio e isso chegou».

LUÍS CASTRO: «Nos outros jogos da Liga Europa pode atribuir-se favoritismo, esta está muito em aberto. Dominámos o primeiro jogo, mas não conseguimos o resultado que podíamos ter conseguido. Tudo está em aberto. Depois do 1-0 as duas equipas têm esperanças. Espero um Sevilha a querer o jogo, determinado e corajoso. O FC Porto vai ser consciente do que é o jogo mas à procura do golo».


REGISTO HISTÓRICO

Três jogos oficiais entre os dois clubes, duas vitórias para o FC Porto (a última na semana passada) e um triunfo que nada valeu ao Sevilha. Há ainda o registo de um amigável entre os dois emblemas, no verão de 1992. Neste mesmo Estádio Sánchez Pizjuán, os dragões não se impressionaram com a presença de Maradona e venceram por 0-2: Paulinho César e Ion Timofte fizeram os golos. Um dado apenas para acentuar a ideia mais forte: em Sevilha o FC Porto é sempre feliz.


EQUIPAS PROVÁVEIS:

SEVILHA FC




OUTROS CONVOCADOS:
Javi Varas (GR), Diogo Figueiras, Iborra, Trochowski, Vitolo, Jairo, Carlos Fernandez e Kevin Gameiro

FC PORTO



OUTROS CONVOCADOS: Kadú (GR), Ricardo, Maicon, Josué, Mikel, Quintero, Licá e Kelvin