* por Rui Catalão

O holandês era um homem conformado no fim do jogo de Alkmaar. Deu os parabéns à sua equipa, mas explicou que tudo ficou diferente depois dos primeiros 25 minutos. «O Benfica começou a dominar. A nossa única esperança era o contra-ataque», disse Dick Advocaat.

O treinador do AZ revelou também ter estado a dar uma olhadela nas finanças do Benfica. E as conclusões deixaram-no ainda mais convencido das diferenças que separam as realidades dos dois clubes. «Fiquei a saber que um jogador deles foi comprado por 30 milhões [Rodrigo, cujo passe foi recentemente vendido a um investidor]. Nós não podemos competir com isso.»

Para reforçar a opinião, Advocaat lembrou ainda o volume de opções ao dispor do Benfica. «Ter Sulejmani como suplente já diz muito.»

«Jogadores das equipas portuguesas são mais individualistas»

Na Holanda olha-se para os clubes ibéricos como ossos bem duros de roer. Advocaat subscreve a ideia, acrescentando uma justificaçãoo. «Os jogadores das equipas portuguesas são mais individualistas. Isso também acontece com os espanhóis e quando jogamos contra essas equipas sofremos muito. Lá, desde muito cedo dá-se muito valor à vitória e à qualidade individual. Muito mais do que aqui.»